Cirurgia de sisos e dentes retidos
Dentes retidos
Um dente retido é aquele que ficou abaixo da gengiva e/ou preso dentro do osso, não atingindo sua posição no arco dentário dentro do tempo esperado. Se não for removido pode trazer vários problemas, inflamações, infecções e até formação de cistos e tumores.
Embora os dentes mais freqüentemente impactados sejam terceiros molares (sisos), outros dentes podem ficar retidos. A maioria dos terceiros molares (sisos) necessitam ser removidos; No entanto, para outros dentes retidos, além da remoção, pode ser possível o aproveitamento através do tracionamento ortodôntico.
O procedimento cirúrgico vai depender de cada caso. Depois de uma avaliação clínica, tomográfica, e um planejamento bem executado, que o paciente tem boa recuperação. A cirurgia de extração dos sisos pode ser feita antes dos dentes erupcionarem, de modo preventivo ou profilático, geralmente aos 16 anos já é possível diagnosticar, evitando assim, os riscos e as complicações.
Há situações que não precisam ser removidos, desde que sejam fáceis de higienizar e não haja risco nem sinais de infeções, cistos e tumores.
Cirurgia de sisos
A Cirurgia de sisos é uma cirurgia para a remoção de dentes do terceiro molar, também conhecidos como dentes de sisos ou dentes de juízo. A cirurgia de extração de sisos pode ser feita quando os dentes já nasceram ou mesmo para dentes que não vão nascer – é chamado de dente de siso incluso.
A Cirurgia de sisos deve ser feita somente quando os dentes do siso não são devidamente nascidos na boca. Se o dente está presente na boca e não compromete o arco dental, ele funciona como os outros dentes inferiores no estágio final de mastigação e não precisa ser removido.